Terça-feira, 7 de Junho de 2011
Versão Beta - Entrega TP06

LIGA FUN MOBILE

 

 

 

VERSÃO BETA

 
 
 

 

 
 
Docentes:

Margarida Almeida

Nuno Ribeiro

Pedro Amado

Benjamin Júnior

 
Orientadores:
 
Jorge Ferraz
 
Pedro Almeida
 
   
 
__________________________________________________________________________________


INTRODUÇÃO

 

A versão beta define uma versão de um produto que ainda se encontra em fase de desenvolvimento e testes e, por isso, é susceptível de conter vários erros, apesar de se encontrar a um nível considerado decente para a sua utilização.

Na versão beta da aplicação LFM, o essencial à sua utilização prende-se com a existência de possibilidade de registo e login; convidar/adicionar amigos e "salas de chat" nos respectivos jogos. Obviamente que ainda existe muito trabalho pela frente até finalizar a aplicação, mas é com imenso orgulho que damos a conhecer a versão Beta.

Esta versão além de servir como uma "preview" do que será a aplicação, irá servir essencialmente para ajudar a equipa de desenvolvimento a melhorar a aplicação a todos os níveis, a partir da realização de testes com vários beta-testers (cujos resultados serão apresentados dia 9 de Junho).

Esperamos que a aplicação seja do agrado de todos, mesmo para aqueles que não sejam particularmente adeptos de Futebol.

 

 

__________________________________________________________________________________


BUGS RESOLVIDOS

 

No protótipo de alta fidelidade a equipa de desenvolvimento reportou vários bugs, que ficaram por resolver para a versão beta ser mais estável. Tendo por base a lista desses bugs previamente divulgada, fica então a lista de Bugs resolvidos desde a última versão:

Página de registo - bug botão para escolher clube;

Perfil de amigos - bug no título e no nome;

Perfil de clubes - bug no título;

Perfil - bug no nome;

Chat - bug no refresh (agora já não se nota na tableview o refresh)

  

__________________________________________________________________________________


MELHORAMENTOS

 

Para além dos bugs resolvidos, que já por si são um aspecto melhorado da aplicação foram ainda melhoradas/adicionadas as seguintes funcionalidades:

Esta última funcionalidade é, sem sombra de dúvida a mais complexa da aplicação até ao momento (a par com o chat) e ainda apresenta alguns bugs por resolver, afinal versão beta que é versão beta tem que ter alguns bugs 

 

__________________________________________________________________________________


ACELERÓMETRO

 

Sendo esta uma funcionalidade cujo teor se centra em atribuir à aplicação mais interactividade e um aspecto de destaque, temos pesquisado bastante para conseguir finalizar esta funcionalidade com sucesso.

Esta funcionalidade, denominada de "abanómetro", esteve em standbye durante algum tempo devido à falta de um dispositivo móvel para a testar. Ainda assim, mal recebemos o novo equipamento providenciado pela Universidade de Aveiro por intermédio dos orientadores (aos quais agradecemos desde já), pusemos as mãos aos trabalho, e partimos para uma abordagem diferente à que tinhamos tido inicialmente.


Até ao momento a funcionalidade funcionava numa logica de "barreiras" e contadores. Isto é, caso o utilizador movimentasse o telemóvel para além da "barreira" (ententa-se por barreira o valor de coordenada espacial definida por nós), seria incrementado um contador, que seria posteriormente comparado com uma escala pré-definida.
Esta lógica revelou-se ineficaz, pelo que após uma conversa com os orientadores, partimos para uma outra análise e por conseguinte, uma outra abordagem do "problema".

Neste momento, embora não esteja a funcionar correctamente no telemóvel, está implementado um código, que permite que as coordenadas onde o telemóvel se encontra sejam mostradas de meio em meio segundo. Os resultados dessa amostragem é guardado num "array", limitado a 21 elementos. Posteriormente esses valores são somados através de um ciclo "for". O resultado dessa soma vai-nos permitir chegar a um valor que é algo representativo da intensidade do "abanão".

Conforme referido, o código em questão não está a funcionar correctamente no telemóvel, aparentemente a amostragem constante do valor da coordenada, torna-se muito pesado para o dispositivo, o que compromete o seu correcto funcionamento. Estamos até ao momento a trabalhar numa solução para contornar este problema.

Ainda assim, é importante referir que os valores estão a ser escritos no array ( confirmando no emulador através da consola do titanium), ainda que seja sempre 0.0, devido à impossibilidade de mexer as coordenadas no mesmo. O referido código está inserido do ficheiro acce.js.

Sempre que formos ao acelerómetro (primeiro botão do ecrã de chat), convém sair carregando no botão "back" do telemóvel duas vezes, para o script parar e não ficar a consumir recursos na aplicação. (No que respeita a este aspecto iremos implementar um sistema de feedback para que o utilizador entenda que tem que proceder desta forma para uma melhor utilização da aplicação e mais restritamente desta funcionalidade).

 

 

__________________________________________________________________________________


CONCLUSÃO

 

Tendo portanto a maioria dos bugs resolvidos e quase todas as funcionalidade implementadas, podemos aperceber-nos que a aplicação está bastante desenvolvida e assemelha-se bastante ao que foi definido préviamente, o que nos deixa extremamente satisfeitos e com mais vontade de continuar e apresentar a nossa primeira aplicação para Dispositivos móveis.

Note-se que ainda se irão realizar testes, ainda serão retiradas muitas ilações e decerto que serão apontados variados aspectos a modificar, nos quais iremos trabalhar para a versão final.

Antes disso fica então a versão beta para os docentes se deliciarem:

Ficheiros(resources + php + apk)

 

 (NOTA: Não foi especificado nenhum tutorial de instalação do emulador pois tal já foi providenciado anteriormente aqui)




>pesquisar neste blog
 
>info
>Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


>posts recentes

> LIGA FUN Mobile

> Update

> Design - Update

> Novos icons

> TESTES (Versão Beta) - En...

>arquivos
>tags

> todas as tags

blogs SAPO
>subscrever feeds