Quinta-feira, 9 de Junho de 2011
TESTES (Versão Beta) - Entrega TP06

 

LIGA FUN MOBILE

 

 

 

TESTES COM BETA-TESTERS

(VERSÃO BETA)

 
 
 

 

 
 
Docentes:

Margarida Almeida

Nuno Ribeiro

Pedro Amado

Benjamin Júnior

 
Orientadores:
 
Jorge Ferraz
 
Pedro Almeida
 
   
 
__________________________________________________________________________________
 
INTRODUÇÃO


A realização de testes mostra-se em qualquer fase, seja de qualquer projecto, uma ferramenta de auxílio ao desenvolvimento de qualquer projecto, pois só assim a equipa de desenvolvimento consegue confrontar-se com a reacção do público-alvo e com o seu feedback, as suas críticas e sugestões.

Nesta fase é importante escolher bem os beta-testers e ter uma estrutura a seguir para os testes serem realizados de igual modo e assim ser mais fácil retirar quaisquer ilações. Seguindo esta lógiva de pensamento foram realizados alguns documentos que auxiliam todo este processo, tornando-o mais organizado e mais assertivo.

 

__________________________________________________________________________________
 
TESTES

 

Para a realização dos testes, tal como tinha sido indicado anteriormente, realizou-se um guião para auxiliar os utilizadores durante o teste, assim como uma grelha para auxiliar à análise durante o teste e um questionário para realizar após a realização dos mesmos (para a realização dos gráficos colocou-se o inquérito on-line).

Apesar de incluirmos os ficheiros a partir de link, deixamos abaixo o texto que prefaz o guião relativo à realização dos testes com os beta-testers:


"Guião beta-testing – Liga fun Mobile

Este documento é uma das componentes da documentação relativa aos testes efectuados no âmbito do desenvolvimento da aplicação Liga Fun mobile (LFM), e visa servir de guião para os utilizadores que se voluntariaram a participar nestes. O teste visa avaliar a qualidade da interacção com a aplicação LFM através do dispositivo móvel Sapo a5 e do emulador Android no PC.
Esta aplicação foi concebida para ser utilizada em dispositivos móveis que utilizem o sistema operativo Android 2.2, e tem como principal funcionalidade permitir aos utilizadores conversarem através de salas de chat sobre jogos de futebol que estejam a ser transmitidos em directo na televisão portuguesa. Além de conversar o utilizador terá ainda disponíveis funções como efectuar apostas, ganhar troféus, enviar emoticons, abanómetro, calendário e resumo dos jogos, entre outros.
Este teste tem como objectivo avaliar o grau de qualidade de interacção de utilizador com a nossa aplicação. Uma vez que esta se encontra na sua versão beta, existem funcionalidades que ainda não estão implementadas, ou que não estão a funcionar correctamente. Como tal, iremos restringir a interacção apenas às áreas que achamos pertinentes ser testadas neste momento.

As funcionalidades a ser testadas neste teste são:
- Registo;
- Login;
- Amigos;
- Jogos em directo (salas de chat);
- Apostas;

Para melhor conduzir os utilizadores pelo processo de teste, foi desenvolvido o guião que se encontra na página seguinte, e que pedimos que seja seguido passo a passo.

1.    Efectue um Registo.

2.    Efectue o Login.

3.    Na tab Menu consulte a Lista de utilizadores e seus respectivos perfis para adicionar amigos.

4.    Ainda na tab Menu, consulte “Os meus amigos” para ver estado do pedido.

5.    Seleccione a tab Perfil para consultar o seu perfil e o perfil do seu clube.

6.   Consulte novamente Os meus amigos para ver estado do pedido de amizade que efectuou e aceitar pedidos se existirem.

7.    Seleccione a tab Jogos em directo e seleccione a sala de chat do jogo x.

8.    Converse com os seus amigos durante pelo menos 2 minutos.

9.    Seleccione a tab Apostas e efectue uma aposta.

10. Volte à tab Menu e seleccione As minhas apostas para ver o estado da aposta que efectuou e ver se tem apostas recebidas.

11.  Terminou o teste. Saia da aplicação.

12.  Responda ao questionário pós-teste que se encontra na página seguinte.

Obrigada pela colaboração e tempo despendido. A sua ajuda será valiosa e essencial para que possamos melhorar a aplicação, oferecendo assim uma experiencia mais agradável e satisfatória a todos os utilizadores da Liga Fun Mobile."

 

 

Através do guião o utilizador pode seguir um caminho que nos permitirá apercebermo-nos de eventuais erros da aplicação.

Apesar do guião ser uma ferramenta de extrema utilidade, nesta fase o questionário mostra-se bastante relevante, uma vez que será através das respostas dos utilizadores que iremos aferir o seu grau de satisfação e obter o seu feedback, de modo a realizar, posteriormente, alterações que sejam importantes para o bom funcionamento da aplicação, assim como uma mais valia para uma melhor aceitação por parte do público-alvo.

Como nesta fase não é necessária uma análise muito extensa e exaustiva, apresentamos alguns pontos que se consideraram relevantes assim como alguns gráficos resultantes das respostas dos inquéritos realizados.

 

__________________________________________________________________________________
 
ANÁLISE
 
Para o teste de usabilidade, utilizaram-se 3 ferramentas:

 

Após a realização de alguns testes pode-se concluir que a aplicação necessita de muito trabalho, principalmente no seu ponto fulcral, o sistema de chat. Para sermos mais objectivos e directos nesta análise, optou-se por realizar uma lista do que foi apontado, ou do que a equipa se apercebeu durante os testes. Sendo assim, o que se aferiu foi o seguinte:

 

Quanto à avaliação, dos beta-testers, relativamente a alguns aspectos da aplicação, foi criado um questionário e realizados gráficos, que nos dão em termos estatísticos uma visão alargada e mais precisa dos aspectos melhores e menos bons apontados.

 


__________________________________________________________________________________
 
CONCLUSÃO

Como se tornou óbvio desde cedo, a versão-beta não retrata o produto final da aplicação e portanto é susceptível de conter alguns bugs e erros. Através dos testes foram detectados alguns deles e analisados os pontos-chave da aplicação, sendo esse o objectivo final e principal desta fase.
 
Após esta fase de testes seguir-se-ão mais, pois é essencial receber feedback dos utilizadores finais, para assim ser possível ir melhorando.



Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




>pesquisar neste blog
 
>info
>Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


>posts recentes

> LIGA FUN Mobile

> Update

> Design - Update

> Novos icons

> TESTES (Versão Beta) - En...

>arquivos
>tags

> todas as tags

blogs SAPO
>subscrever feeds