Sexta-feira, 20 de Maio de 2011
Entrega 05 - Protótipo de Alta Fidelidade

 

LIGA FUN MOBILE

 

 

 

PROTÓTIPO DE ALTA FIDELIDADE

 
 
 

 

 
 
Docentes:

Margarida Almeida

Nuno Ribeiro

Pedro Amado

Benjamin Júnior

 
Orientadores:
Jorge Ferraz
Pedro Almeida
 
  
 
 
__________________________________________________________________________________


INTRODUÇÃO

 

Com o protótipo de alta fidelidade a aplicação ganha novos contornos.

Neste nível passamos da concepção da ideia à realização de algo em concreto e literalmente palpável. A LFM não é apenas um conjunto de layouts, nem icones nem ideia de funcionalidade A ou B, é o que se pode considerar o esqueleto real do que se irá tornar daqui a umas semanas.

Obviamente que ainda não demonstra tudo o que irá ser a aplicação, mas já se podem realizar algumas tarefas, entre as quais as mais importantes e indispensáveis, pelo que se considera um Protótipo reutilizável, uma vez que vamos melhorando o que já se encontra realizado e na medida em que este serve de base para a aplicação final. 

 

__________________________________________________________________________________


COMO AVALIAR?

 

 

A forma ideal para testar a aplicação é no dispositivo, de modo que gostariamos que os professores tivessem a acesso a um telemóvel para nos avaliarem.

O necessário para o ficheiro apk poder ser instalado no emulador é:

 

- instalar JDK (download aqui)

- Android SDK (download aqui)

 

O link abaixo apresenta um tutorial de como proceder, passo a passo, para instalar o ficheiro fornecido da nossa aplicação (.apk) no emulador.

How to INSTALL .APK files on ANDROID Windows SDK EMULATOR

 (após seguir o tutorial deverá aparecer o emulador e o icon da aplicação LFM como representado na figura abaixo)

Tentativa de instalação do lfm.apk no emulador com sucesso

 

Como complemento da entrega pensou-se em realizar um vídeo do telemóvel mostrando a aparência da aplicação LFM nesse dispositivo e a sua utilização. Tal não foi possível, pois como existem dois grupos a realizar aplicações deste género e só um dispositivo, tivemos que ceder o telemóvel antes de conseguirmos realizar a gravação.

__________________________________________________________________________________


DIFICULDADES

Aquando a realização de um projecto, seja de qualquer tipo, existem sempre algumas barreiras que levam tempo a ultrapassar e que, muitas vezes, impedem o progresso.

Dadas as dificuldades que o grupo sentiu ao longo do desenvolvimento do presente protótipo tivemos que abandonar algumas funcionalidades que tinhamos definido como tarefas a realizar para esta entrega, pelo que se apresenta um mapa de navegação, baseado neste mapa de navegação, identificando os ecrãs e funcionalidades que se concretizaram.

 

O que se encontra com o visto verde representa os ecrãs que estão a funcionar, contudo existem ecrãs que foram realizados e não constavam no mapa, como por exemplo:

O ecrã de calendário estava referido no mapa de navegação como um ecrã a realizar para esta entrega, mas como é um ecrã que necessita de ligação ao EPG e essa questão não se encontra resolvida, o que se fez foi criar o ecrã de perfil, de certo modo para compensar o facto de não ter o ecrã de calendário, mas obviamente que o principal motivo foi o de avançar o mais possível.

No mapa acima pode verificar-se que não existe um visto no Log In via Facebook, pois apesar de se realizar, de facto, Log In pela conta do Facebook, este ainda não realiza qualquer outra acção que irá realizar futuramente (tal como ir buscar a foto de perfil por exemplo). Contudo, o essencial à utilização da aplicação é que haja um registo e um Log In e apesar de termos apenas essa opção completamente funcional, no momento, já é o suficiente para o utilizador poder tirar partido da aplicação na sua totalidade.

Sendo assim o mapa de navegação actual prende-se no seguinte, seguindo a linha do anterior no que respeita ao estado vísivel ser o que está realizado e o que está com transparência o que irá ser apresentado na próxima entrega:

 

 __________________________________________________________________________________

APLICAÇÃO LFM

A aplicação LFM é uma aplicação para dispositivos móveis, que integra variadas funcionalidades permitindo aos seus utilizadores tratar o assunto "Futebol" de uma forma diferente.

A aplicação é um verdadeiro desafio, pois nenhum elemento do grupo programou para dispositivos móveis, nem tão pouco conhecia, antes deste projecto, o que era necessário saber e fazer para passar de uma ideia de aplicação para o real. É por estar a realizar as tarefas e a aprender ao mesmo tempo que o processo é mais moroso e por vezes, como já foi referido, há dificuldades que são difíceis de ultrapassar!

O atraso na entrega dos ficheiros deveu-se a um problema de última hora com o ecrã de chat, que acabou por não ficar resolvido. O ficheiro de chat esteve inserido na tab "jogos em directo" e funcionou perfeitamente. Quando inserimos na tab a janela dos jogos e, por conseguinte o chat, a janela dos jogos não disparou o event "focus" como a de chat fazia. Há mais pessoas com o mesmo problema em android (link). O esforço para tentar solucionar o problema, atrasando a entrega foi porque o mesmo código no chat, naquela tab, funcionava extremamente bem. Depois os problemas não ficaram por aí e pioraram. A janela de chat inexplicavelmente passou a executar os eventos duas vezes. Faz tudo o que é suposto fazer( ler dados, inserir dados, refresh aos dados - 5 em 5 seg), mas sempre a dobrar. Depois de muito batalhar para descobrir o problema decidimos entregar como está nesta fase e tentar por tudo resolver o problema para a próxima entrega.

Há muitas funções que funcionam em iphone e não no android, e que não o sabemos até testar, o que nos cria bastantes dificuldades pois perdemos muito tempo a tentar implementar as coisas de uma forma que se revela impossível.

 __________________________________________________________________________________

O FICHEIRO DE OURO

 

O ficheiro de ouro é nada mais nada menos do que o apk da aplicação LFM. Este pode ser instalado no telemóvel ou no emulador (como referido anteriormente). A aplicação tem sido testada normalmente em android 2.2, pelo que se aconselha a realizar sempre o teste nessa versão.

A pasta com o projecto contém os ficheiros php, e a pasta resources onde se encontram os nossos ficheiros (javascript, imagens).

Ficheiros + apk

 Ficheiros+apk (sem a maioria dos bugs)

 __________________________________________________________________________________

CONCLUSÃO

 

Com o estado actual da aplicação já dá para ter uma pequena ideia do que se irá tornar e estamos ansiosos que tal aconteça. Apesar de nunca termos feito nada deste género temos conseguido alcançar os objectivos e temos ultrapassado obstáculos que por vezes pareciam impossíveis. Só por isso este proptótipo constitui um elemento de orgulho para o grupo e uma vontade cada vez maior de seguir em frente!

 



publicado por patricialapa às 22:02
editado por danielvieira em 22/05/2011 às 17:12
link do post | adicionar aos favoritos

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




>pesquisar neste blog
 
>info
>Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


>posts recentes

> LIGA FUN Mobile

> Update

> Design - Update

> Novos icons

> TESTES (Versão Beta) - En...

>arquivos
>tags

> todas as tags

blogs SAPO
>subscrever feeds