Sexta-feira, 3 de Junho de 2011
Linhas orientadoras...

Tal como foi referido no post anterior, decidimos criar um guião para o utilizador ter uma linha orientadora aquando a utilização da aplicação. Para que não seja algo que damos a conhecer apenas na entrega, decidiu-se realizar uma espécie de rascunho e assim podermos ter críticas construtivas com a finalidade de obter os melhores resultados possíveis. Deste modo seguem as linhas orientadoras dos testes que serão efectuados aos utilizadores finais (beta-testers)

- Primeiramente será dado a conhecer a todos os utilizadores qual o projecto, qual a sua principal função, o seu funcionamento e o que se pretende ao realizar os testes.

Será importante advertir que a aplicação não está completa e que poderão ocorrer erros inesperados. É igualmente importante referir que o utilizador será essencial para o melhoramento da aplicação, podendo por isso deixar qualquer crítica ou sugestão no final do teste.

- Ao iniciar o teste a aplicação estará já no ecrã principal onde o utilizador terá à sua disposição dois botões - Login e Registo; Neste momento o teste pode ocorrer de duas formas:

- Depois de efectuado o Login o utilizador  irá navegar livremente pela aplicação. ( Deste modo poderemos tentar criar um padrão de exploração, analisando os passos de todos os utilizadores)

- Após uma navegação intuitiva e livre será dado um objectivo específico, com algumas orientações acerca dos possíveis 'caminhos' que o utilizador poderá percorrer.

- Para concluir o teste o utilizador poderá responder a um questionário (ainda a ser elaborado) com variadas questões desde o que gostou mais na aplicação a sugestões para a melhorar.

 Irá ser realizada uma tabela mestra com os seguintes requisitos:

Utilizador:


Dificuldade:


Localização:

a > a.1 > a.1.1

Objecto de Teste:


Caso de Teste:


Pré - Condição:

 

Procedimento:


 

Resultado Esperado:

 

 

Esta tabela indicará todos os aspectos que se pretendem testar. O utilizador não irá ter conhecimento de todos os aspectos, pelo que alguns irão ser apenas para os elementos do grupo de desenvolvimento da aplicação LFM, como por exemplo o 'resultado esperado'. 

A partir desta tabela irá ser realizada uma tabela concordante com o que foi realizado pelo utilizador, onde será anotado, por exemplo, se o procedimento que o utilizador adoptou coincide com o estipulado e se o resultado foi o que era esperado.




Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




>pesquisar neste blog
 
>info
>Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


>posts recentes

> LIGA FUN Mobile

> Update

> Design - Update

> Novos icons

> TESTES (Versão Beta) - En...

>arquivos
>tags

> todas as tags

blogs SAPO
>subscrever feeds