Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2011
Entrega 01 - 24/02/2011

!ATENÇÃO!

Uma vez que não foi possível colocar a tempo todas as imagens do ponto 5, este post não está exactamente igual ao PDF, pelo que consideramos que o PDF seja o documento principal.

(por lapso a bibliografia não constava nos documentos, pelo que foram actualizados hoje dia 25/02 às 8h a.m)

TVCHAT-Briefing_e_Estado_de_Arte.pdf

Analise_Apps_Folha1_e_Folha2.xlsx

 

 __________________________
 
 
 
TVCHAT
BRIEFING
+
ESTADO DA ARTE
 
 
Docentes:
Margarida Almeida
Nuno Ribeiro
Pedro Amado
Benjamin Júnior
 
Orientadores:
Jorge Ferraz
Pedro Almeida

 

 

Introdução
 

Este documento procura apresentar-se como suporte da análise relativa ao estado da arte e briefing, realizada no âmbito do estudo necessário ao arranque do desenvolvimento do projecto TVCHAT.

O referido projecto, diz respeito à concepção de uma aplicação que se irá basear na junção de duas tecnologias que se encontram actualmente em exponencial desenvolvimento: a televisão interactiva e os dispositivos de comunicação móvel. Isto vai permitir a exploração de camadas de interacção complementares, fundindo conceitos com vista atribuir ao projecto um carácter mais abrangente e inovador.

O TVCHAT irá procurar inserir-se neste novo mercado de aplicações que permitem a interacção entre portadores de smart-phones[1] associada a conteúdo televisivo, e o presente documento, irá dar seguimento a uma análise do panorama geral deste mercado, e expor de que forma este projecto se vai procurar posicionar neste.

 

Enquadramento Teórico
 

A televisão interactiva, embora esteja longe de ser uma novidade, encontra-se neste momento num ponto charneira do seu desenvolvimento. Um dos factores que sempre condicionou a interacção com a televisão foi a ferramenta em que esta assenta; o comando traz aos utilizadores dificuldades, como por exemplo, o excesso de cliques necessários para desempenhar uma tarefa. Estas dificuldades têm-se mantido ao longo dos últimos anos e, embora tenham sido propostas novas e inovadoras abordagens à interacção com esta ferramenta, é hoje claro que a arquitectura desta impõe barreiras muito restritas que travam o progresso e melhoramento da referida interacção.

Em paralelo, analisando de uma forma global o desenvolvimento dos telemóveis durante a última década, pode-se dizer que a evolução desta sofreu uma “explosão”, atingindo um patamar de sofisticação tecnológica que talvez fosse difícil de imaginar há dez anos atrás, e que se materializou através dos smart-phones. O aumento na procura por dispositivos de comunicação móvel com processadores mais poderosos, maiores ecrãs, e mais memória, motivou o constante desenvolvimento da indústria em questão, que atravessou várias fases, como por exemplo, com o aparecimento de sistemas operativos como o Symbian ou RIM [2]. No entanto, o verdadeiro momento chave nesta escalada tecnológica, deu-se com lançamento do iPhone, e de dispositivos Android, e a revolução que provocaram (ao nível da interacção), cimentando a tecnologia Touch-Screen[3], e também introduzindo o acelerómetro. Ainda que estes dois últimos dispositivos tenham sido um dos factores que ajudou a solidificar o conceito dos smart-phones na sociedade actual, durante a última década foi sempre inquestionável o domínio da tecnologia Symbian neste mercado, sendo que, segundo um estudo de mercado realizado pela empresa Canalys, apenas no último trimestre de 2010 esse domínio foi ultrapassado pela plataforma Android, desenvolvido pela Google.

Olhando para o panorama português, os telemóveis continuam a ser um mercado em crescimento, sendo que ultimamente esse crescimento tem sido em grande parte sustentado pelos smart-phones. Segundo um estudo realizado pela consultora “IDC Mobile Phone Tracker” venderam-se no segundo trimestre de 2010, 1.7 milhões de telemóveis. Este número representa uma subida de 16% em relação ao período homólogo do ano anterior. De acordo com o mesmo estudo, esta subida é em grande parte sustentada por um crescimento de 79% verificado na venda de smart-phones (270 mil unidades vendidas), correspondendo agora a uma cota de 16% do total do mercado. Do mesmo estudo, pode-se ainda concluir que, ao contrário do panorama mundial, em Portugal a plataforma mais utilizada continua a ser a Symbian, no entanto, os dispositivos portadores de Android, surgem logo em segundo, registando uma subida impressionante de 675% relativa ao mesmo período referido anteriormente.

O desenvolvimento destas duas contextualizações em paralelo serve para sustentar a tese que defende não só a necessidade, como a pertinência do desenvolvimento de novos paradigmas de interacção para a televisão, baseados em smart-phones.

 

Estado de Arte

 

Numa fase inicial de qualquer projecto é importante saber definir o conceito que se vai trabalhar. No presente caso o conceito será de Social TV Chat, ou seja, socializar em tempo real a partir do computador ou dispositivo móvel sobre um assunto específico, a Televisão.

Tendo este tema para trabalhar, o projecto TVCHAT enquadrar-se-á no âmbito das mobile apps[4], nomeadamente os dispositivos touch. A visão do grupo para este projecto engloba aproveitar as capacidades dos dispositivos touch para explorar métodos de interacção complementares à televisão e ao seu conteúdo.

Iniciando um projecto é essencial respeitar o que o cliente procura obter. Para este ponto encontra-se a ser elaborado um questionário, que se irá divulgar online, para assim o grupo ter um feedback dos possíveis utilizadores finais da aplicação, constituindo estas pessoas que gostem de ver programas televisivos, não necessariamente na televisão, e que gostem de comentar o que vêem e saber o que outras pessoas também vêem.

É importante dar especial atenção à criatividade e inovação, uma vez que estes valores são essenciais para concluir a nossa missão de colocar a aplicação no mercado e se diferenciar das aplicações já existentes.

 

 Análise dos elementos de Pesquisa

A pesquisa é uma etapa essencial e de extrema importância para dar o desenvolvimento de um projecto. Como resultado da pesquisa efectuada desde o lançamento da proposta até ao dia de hoje destacámos várias aplicações que consideramos como produtos similares à aplicação que se irá desenvolver, como tal:

 

Couch-In |Twemote | Fanwave |TwiT | miso |Tunnerfish |tvChatter

 

 

Explorando cada uma destas aplicações foi possível realizar uma análise SWOT para cada uma delas, assim como identificar outros pontos pedidos para esta tarefa.

 
Fig. 1 - Análise SWOT
 

De acordo com a pesquisa realizada percebemos que existem alguns produtos no mercado das aplicações para smart-phones que se baseiam no conceito “Social TvChat”, que possuem características muito semelhantes no que diz respeito à possibilidade de conversação relacionada com a televisão e no que respeita ao modo de funcionamento, nomeadamente a integração com redes sociais, chat do género “wallpost[5], login através da aplicação ou das redes sociais.

Existem algumas diferenças entres estas aplicações como a possibilidade de atribuir troféus a outros utilizadores, como é o caso do FanWave, classificar um determinado programa, ou utilizar um sistema de pesquisa. No entanto a diferença que as distingue verdadeiramente é o facto de numas aplicações o assunto dos posts se concentrar em programas televisivos a serem transmitidos no momento(através do EPG – Electronic Programming Guide[6]), e noutras o conteúdo dos posts se basear em programas que não estão a ser transmitidos no momento da “conversa”. Nenhuma das aplicações seleccionadas tem suporte para Windows mobile nem Symbian. Nenhuma permite ver TV em directo no dispositivo móvel. O convite por e-mail, sugestão de amizades e filtro dos amigos nas redes sociais são funções que não estão implementadas em praticamente nenhuma das aplicações testadas. O sistema de logout também se mostrou quase sempre demasiado escondido.

 
 
Fig.2 – Check List
 
Briefing
 
 
Definição do conceito

 

O estudo e análise de aplicações que existem no mercado permitiu-nos aprofundar a proposta e ideia inicial, bem como perceber a nossa vantagem competitiva no universo destas aplicações e definir a estratégia a adoptar. Estratégia que se irá basear na união da principal diferença das aplicações referidas anteriormente, numa só aplicação, bem como o acréscimo de uma funcionalidade que nenhuma das anteriores possui e que no nosso ponto de vista, será uma mais-valia. Temos então o objectivo de receber dados por EPG, assim como ter salas de chat sempre activas sobre os programas televisivos mais populares. O caminho gráfico a seguir contém uma interface limpa e simples, mas que consegue incorporar todas as funcionalidades que se pretendem.

Apesar do iOS[7] ser uma plataforma atractiva, as estatísticas mostram-nos que o Android está numa fase charneira, liderando globalmente a nível de utilização, e com um enorme crescendo em Portugal. O facto de ser possível publicar aplicações e programar livremente, foram outros factos que nos levaram a encarar o Android como a plataforma principal do foco do nosso protótipo.

Pretende-se fazer um estudo através de entrevistas/inquéritos ao “target” ou público-alvo, que nos ajude a tomar decisões sobre o que futuros utilizadores procuram neste momento para o tipo de aplicações móveis e/ou cross-platform. Com este tipo de feedback poderemos atingir o público-alvo onde este necessita, oferecendo mais e melhor em relação ao que já existe.

 

Posicionamento do Projecto

 

A nossa aplicação irá diferenciar-se em dois aspectos chave. Por um lado o utilizador poderá conversar sobre programas que estão a ser transmitidos no momento ou então comentar programas que não estão em transmissão no momento do comentário mas que fazem parte dos guias televisivos.

Por outro lado iremos implementar um sistema de chat directo que funcionará no caso do utilizador estar a ver os programas em tempo real, o que nos permitirá criar um ponto inovador, visto que esta funcionalidade não se encontra em nenhuma aplicação das já mencionadas, sendo este um elemento de destaque.

A diferença e valor do nosso produto evidenciam-se no facto de fazermos coabitar funcionalidades que embora já existam, não se reúnem numa mesma aplicação pelo que o facto de incorporarmos uma solução de conversa mais directa e inovadora em relação aos demais produtos deste género pode posicionar o nosso projecto no mercado das mobile aplications.

 

Análise extensiva das aplicações
 
Neste ponto do documento foi criado uma espécie de mapa das aplicações que se exploraram através do iPhone
 
Miso

 

Criar Conta
Share Shows

Earn Points and badges

Favorites | Followed | Recent

Find Friends

Following | Followers | Badges (Featured | Achievements | Levels)

Friends | My Profile | TV and Movies (Search | Favorites | Trending) Settings (Check-In | Friends and everyone| What – Friends ate watching | Find Friends – with adress book, Facebook e Twitter –opção de fazer wallpost e twit | Add Facebook/Twitter account | Account name and e-mail | Sign Out)

 
 
Couch-In

 

Join

Facebook Connect (Find Fb Friends | Invite by email | Received Requests | Skip*)

Sign up
Log In
*Skip

World – Past | Present | Future (Clicando no filme – info sobre filme | trailer | chat – real time- Friends- All msgs | Vote)

Friends – Wall List

Search – a movie already couched in

Profile – My Wall | My Friends

Options – Find Friends | Log Out (Are you sure?)

 
Tunerfish
 
Create Account

Sign up with twitter/Facebook

Refresh (utilizando as funcionalidades touch de arrastar o ecrã para baixo)

I’m watching

Calendarização em Live Stream ( I’m watching too | Influenced to watch | Comment - reply)

Trending
Recent Watches

Start a new discussion

Discussions
Search

My profile (Sign Out – ecrã Are you sure?)

Top shares
Following – Unfollow
Awards

Alerts (Notifications)

 
Tvchatter
 
Não necessita de fazer sign up para entrar na aplicação

Página de início mostra imagens de Programas televisivos. Clicando numa imagem- Tweet Stream

All Shows (Alphabetical | Time)

Settings
Default | Sort (A-Z)
Time Zone

Add Twitter account (apenas dá para utilizar a aplicação com a conta do Twitter)

Info
FAQ

Licence Agreement Privacy Police

Feedback Optional
 
 
Twemote
 
Now – Next – Refresh
Lista da programação

Clicando num programa mostra os Tweets existentes para aquele programa e os utilizadores

Clicando nos utilizadores (Reply | Retweet | Follow)

Friends | Everyone
Top Shows | Featured
More – About | Info

Settings (Enter Twitter account)

 
 
Conclusão

 

Embora já existam algumas aplicações que procuram explorar o mesmo conceito que o TVCHAT procura desenvolver, acreditamos que ao apostar em características diferenciadoras, e ao juntar características diferentes aplicações, iremos conseguir direccionar a nossa aplicação para um nicho de mercado, e atingirmos desse modo alguma distinção. Para atingir esse objectivos este projecto irá basear-se em algumas funcionalidades como, o agrupamento numa só aplicação, de duas diferentes possibilidades de interagir com conteúdo televisivo, através do EPG, ou baseando-se em salas de chat direccionadas para um conteúdo específico. A integração de Chat directo, e também wallposts, é algo que na nossa opinião irá também trazer alguma singularidade a esta aplicação.

Ainda que o iPhone ofereça uma plataforma atraente para o desenvolvimento desta aplicação (iOS), a crescente popularidade da plataforma Android, reflectida nas estatísticas dos estudos mencionados, a existência de poucas aplicações deste género no market da android, associado à maior facilidade no processo do desenvolvimento da aplicação, foi determinante na nossa decisão da plataforma sob a qual o projecto correr.

Uma vez que ainda estamos numa fase precoce do desenvolvimento do projecto, algumas das decisões que foram tomadas, estão ainda sujeitas a sofrer alterações, na medida em que ainda é muito cedo para prever dificuldades técnicas que possam surgir.

 

 

 

Referências Bibliográficas (actualizado a 25/02)

Para o enquadramento teórico e realização do documento em si foram visitados os seguintes links:

 

Wikipedia

Google topples Symbian from smartphones top spot

Negócios online

APDC

 

Com a finalidade de conhecer mais acerca da proposta foram pesquisados temas relacionados com Social TV chat nos seguintes links:

 

Orca Digital

Prime Time Freeware

TVchat.co.uk

blogTV

Livestream

Gomo News

Media Trends

AMTA

Android Market

App Store

Couch-In

Twemote

Fanwave

TwiT

miso

Tunnerfish

tvChatter

 


[1] Telemóveis que possuem um sistema operativo que suporta funcionalidades que requerem um nível de computação mais avançado. O sistema operativo é “aberto”, permitindo assim a qualquer utilizador participar no desenvolvimento de aplicações.

[2] Tipos de sistemas operativos para Smart-phones, encontrados em telemóveis Nokia e Blackberry respectivamente.

[3] Ecrã sensível ao toque, que permite com que seja usado como superfície de interacção.

[4] Aplicações desenvolvidas para smart-phones

[5] Metáfora gráfica que compara uma parte da interface de uma aplicação a um muro onde podem ser escritas mensagens curtas/médias. A aplicação que popularizou esta funcionalidade foi a rede social Facebook.

[6] Interface ligada a uma base de dados que proporciona aos utilizadores de aparelhos audiovisuais, informação sobre a programação corrente e futura, constantemente actualizada.

[7] Sistema operativo do iPhone.

 




>pesquisar neste blog
 
>info
>Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


>posts recentes

> LIGA FUN Mobile

> Update

> Design - Update

> Novos icons

> TESTES (Versão Beta) - En...

>arquivos
>tags

> todas as tags

blogs SAPO
>subscrever feeds