Sexta-feira, 25 de Março de 2011
Demos (gráfica e técnica) / Protótipo de baixa fidelidade - update

Apesar de algumas dúvidas aquando da entrega dos requisitos funcionais/viabilidade técnica acerca do software a utilizar para o desenvolvimento da aplicação, neste momento estamos a utilizar o Titanium Developer. Depois de já termos algum progresso decidimos que é certamente este o caminho a seguir.

Vamos explicar um pouco como funciona o exemplo fornecido no post anterior. O Titanium Developer permite-nos a partir de um ficheiro javascript(app.js) chamar funções para criarmos a nossa aplicação. Por exemplo para fazer um botão chamamos a função Titanium.UI.createButton() e editamos os seus parâmetros a nosso gosto. Podemos também chamar ficheiros externos *.js *.php etc. Criamos então um ficheiro login.js para aparecer como janela principal. Neste temos dois campos de texto (Titanium.UI.createTextField()) e um botão "login". Através de um addEventListener no botão chamamos uma página *.php, alojada num servidor online juntamente com uma base de dados. A base de dados tem apenas uma tabela "users" com 4 campos: "username", "password", "nome" e "email". Nesta tabela inserimos um registo para exemplo. Voltando ao ficheiro *.php, nele temos a ligação à base de dados e a query para seleccionar os campos da tabela correspondentes ao "username" e "password" inseridos. São devolvidos os campos "nome" e "email". Provamos assim que fazemos a ligação à base de dados e criamos o início de um sistema de login, sendo que de seguida faremos o registo de utilizador e um ecrã "logged-in".

O Titanium Developer "empacota-nos" então o projecto, e corre a aplicação num emulador. Permite-nos também, depois de criada uma Android Keystore, exportar o projecto para um ficheiro *.apk e correr num telemóvel com Android. Testámos tanto em emulador como em telemóvel com as versões 1.6 e 2.2 do Android OS.

De referir que este teste foi apenas um exemplo técnico e não representa a linha visual a seguir.




De pamado a 27 de Março de 2011 às 14:26
è capaz de ser um pouco tarde, mas os vossos colegas do Mobile Tourist Guide estão a testar outras plataformas como o Sencha, Corona e o Phone Gap...

Vão dando uma vista de olhos, só para o caso de aparecerem imprevistos...


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




>pesquisar neste blog
 
>info
>Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


>posts recentes

> LIGA FUN Mobile

> Update

> Design - Update

> Novos icons

> TESTES (Versão Beta) - En...

>arquivos
>tags

> todas as tags

blogs SAPO
>subscrever feeds